Filme: O Filho dos Outros (Web-Série)

Direção/Realização: Coletivo Rebento – Brasil – (2017) – Duração: Ep. 1: 14 min. Ep. 2:16 min. Ep. 3: 18 min. Ep 4: 18 min.

Sinopse: O Filho dos Outros websérie sobre a redução da maioridade penal em quatro episódios.

O Coletivo Rebento acompanhou a situação do Sistema Socioeducativo do Ceará marcado por rebeliões, denúncias de torturas e maus tratos contra os adolescentes internos. Entrevistamos especialistas, entidades de proteção à criança e ao adolescentes, juízes e mães de internos. Entramos em algumas unidades e nos deparamos com uma situação degradante que nos obriga a repensar o modo de funcionamento do sistema. No segundo episódio, acompanhamos a história de mães e ex-internos que passaram pela antiga Fundação Estadual para o Bem Estar do Menor (Febem), atual Fundação CASA. Através dessas narrativas, o episódio Salmo 121 se dedica, então, a discutir os impactos sociais e psicológicos do processo de internação e institucionalização na vida de adolescente em conflito com a lei e na vida de suas famílias. Neste episódio de O Filho dos Outros, investigamos os motivos que levam alguns jovens a enveredar pelo crime, ao mesmo tempo em que analisamos a relação entre as políticas se segurança pública do Estado de São Paulo dos últimos 30 anos e o surgimento e consolidação da maior facção criminosa do Brasil – o PCC. O quarto e último episódio de O Filho dos Outros se debruça sobre a relação entre temas contemporâneos como Rolezinho, Funk Ostentação, Internet;o processo de formação físico e psíquico de adolescentes e o conceito de criminalização da pobreza.

Trailer/Filme: https://www.youtube.com/watch?v=kK27Tk18Wic

Temáticas levantadas: Juventude, Sistema Carcerário, Fundação Casa, Internos, Criminalização da Pobreza, Sistema Penitenciário, Medida sócio-educativa, Juventude Periférica, Encarceramento em Massa.

Quer acessar o filme para exibir/organizar sessão no seu grupo/território?

Solicite o filme: contato@acervoformiga.art.br

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *