Sobre os atores desse projeto:
O Acervo Público de Filmes Formiga é a confluência do trabalho de cerca de oito anos de atuação do Cineclube Catavento e do Coletivo de Mídia Livre Vai Jão de Campinas-SP. Ao realizar cineclubes mensais durante sete anos e a realização de sete festivais anuais de audiovisual independente na cidade, estes trabalhos reuniram por volta de 300 exibições públicas realizadas, em diversos espaços públicos da cidade, cerca de 15 mil entre expectadores, realizadores e debatedores e um acervo com mais de 200 títulos muito interessantes, a ser apreciado nesta plataforma. O Acervo e Catálogo Público de Filmes, a Plataforma Formiga é o resultado dessa curadoria coletiva e da pesquisa contínua de filmes para exibição, que vem desenvolvendo afetivamente ricas interlocuções de agentes da cultura, artistas, produtores, amantes de audiovisual, espectadores, amigos, redes de produtores/exibidores, professores, comunicadores, pedagogos, historiadores, cineclubistas, militantes, redes sociais e etc. Tudo isso a partir da construção colaborativa de circuitos alternativos e independentes de cinema e etc.
É também mais uma plataforma cineclubista para todes e qualquer interessade na apreciação e discussão coletiva de filmes.
Na realização de nossas ações e atividades cineclubistas primamos por metodologias de sociabilidade baseadas nos preceitos da educação popular, na produção partilhada do conhecimento, na história oral em audiovisual, na psicologia social e etc. Pedagogias horizontais democráticas e descolonizadoras da apreciação audiovisual e da partilha das experiências imegéticas.
A maioria dos filmes tem forte cunho independente e/ou alternativo, que trazem elementos para se discutir coletivamente sobre classe, raça, gênero, etnia, meio ambiente, direitos humanos, política educação, saúde, juventude, infância e etc, não deixando de lado os incômodos de cunho político-social que o cinema carrega. Do mesmo modo, seus realizadores nos brindam a todes ao disponibilizar as produções fílmicas a esse formigueiro ao desejarem que esses filmes cheguem a pessoas e espaços de circulação democráticos e/ou não-comerciais. Que nossos filmes possam ir mais longe e transformar a realidade!
Brindamos aqui mais uma iniciativa independente e autônoma que propõe e exercita a via do conhecimento enquanto livre e a democratização dos meios e produtos audiovisuais. Ferramentas e armas para dialogar sobre outras formas de fazer política, de se relacionar na sociedade e de circular filmes. Ao povo o que é do povo e que o povo o faça por si mesmo, se apropriando do que é seu.