As artes são fruto de gestões coletivas de nossos afetos. A sobrevivência comunitária como condição humana. Esses pensamentos que nos juntam enquanto formigas, transitando e trocando relações nos rastros de nossos sentimentos. O ICINE, trama essas relações potentes de mulheres negras e outras feminilidades do interior brasileiro relacionando com os trânsitos de masculinidades e outras subjetividades que desviam a norma imposta. São pessoas que se juntam para VIVERARTE, sentir e circular os afetos por dispositivos com experiências audiovisuais. O Acervo Formiga, é apenas mais uma forma das muit@s corporeidades que se comunicam com o cinema nos sertões aí a fora…Acessem, curtam e troquem essas experiências. No site, encontra-se o link direto para o filme ou também nossos contatos para solicitar o seu envio.
ICine – Fórum de Cinema do Interior Paulista
Somos uma entidade criada em 2019 para a organização e fomento da atividade cinematográfica no interior de São Paulo, e representamos uma rede de produtores, cineastas e exibidores presentes em 21 municípios do estado. Surgimos do recente movimento de descentralização do audiovisual no Brasil e da necessidade de dar protagonismo ao interior de São Paulo, região historicamente situada à sombra da capital no que tange à produção cultural e à formulação de políticas públicas que atendam às necessidades específicas do território que ocupamos – e pertencemos. Buscamos abrir, por essa via, novas possibilidades estéticas e temáticas, jogando luz às questões do povo interiorano e rompendo com um ciclo de invisibilidade a que fomos submetidos, seja pela distância dos centros midiáticos e administrativos do estado, seja pela falta de telas para que nos reconheçamos – ou sejamos reconhecidos. Através do audiovisual, trabalhamos pela formação de uma identidade cultural emancipadora, que ultrapasse a figura estigmatizada do caipira, em sua forma reducionista, a quem é negada a complexidade. Entendendo a importância da economia criativa no século XXI, enxergamos no audiovisual a possibilidade de criar uma nova vocação econômica para um território histórico e predominantemente ligado à produção de commodities e produtos primários. Sintetizamos, em imagem e som, paisagens inexploradas, personagens não reconhecidos e histórias ainda não contadas. O interior é potente, e cinematográfico. ICine.
A disponibilização dos filmes nesse acervo é reflexo da parceria entre o Coletivo de Formigas e todas/os as relações construídas nessa articulação do Cinema do Interior Paulista.